Via Campesina realiza 2ª Plenária Nacional

Cerca de 80 representantes de movimentos sociais do campo deram início à II Plenária Nacional da Via Campesina Brasil, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), nesta terça-feira (19/1). […]

Cerca de 80 representantes de movimentos sociais do campo deram início à II Plenária Nacional da Via Campesina Brasil, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), nesta terça-feira (19/1).

Além de estudar temas referentes à soberania alimentar e energética e à atual conjuntura política, os movimentos sociais pretendem fazer uma planejamento das atividades da Via Campesina Brasil para este ano de 2010.

“Nós estamos aglutinando forças dos movimentos sociais do campo para que juntos possamos pensar, estudar e discutir um novo projeto popular para a agricultura brasileira”, afirmou Soniamara Maranho, militante da Via Campesina.

Nesta terça, após a mística de abertura – que recapitulou as ações feitas pela Via Campesina no último ano – os militantes estudaram o tema “A formação brasileira” com a assessoria da professora Emília Vioti da Costa, da Universidade de São Paulo (USP). Durante a tarde, o tema estudado foi “a configuração da luta de classes”, com a assessoria de Paulo Maldos e do professor Ariovaldo Umbelino (USP). A Plenária segue até a próxima sexta-feira (22/1).

Conteúdos relacionados
| Publicado 03/07/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Trabalhadores conquistam continuidade na isenção da Tarifa Social de Energia

Governo Federal anuncia a prorrogação da Medida Provisória 950/20 por mais 60 dias

| Publicado 11/06/2020

Atingidos distribuem mais de 500 cestas básicas no Amapá



O MAB no Amapá vem organizando as comunidades atingidas e lutando por reconhecimento de direitos e compensações, pelas mortes de peixes consequências dos empreendimentos hidrelétricos no rio Araguari, no município de Ferreira Gomes

| Publicado 11/06/2020

Lutar não é crime: atingidos e atingidas em defesa dos direitos humanos!

Decisão obtida pela Vale determina proibição de manifestações nas vias de acesso à Brumadinho